sábado, 20 de junho de 2009

O melhor do debate


Houve de tudo um pouco nas reações que se seguiram à decisão do STF em acabar com a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da atividade. Até agora, tenho a impressão que o melhor caminho está sendo apontado pelos estudantes. Eles querem receber ensino de qualidade e já não se conformam em enfrentar cursos desprovidos de desafios intelectuais e experimentais que os capacite a encarar a profissão, com ou sem a exigência do diploma. Exclamações como a de uma estudante de São Paulo ("quero meu dinheiro de volta!") certamente refletem mais o humor corrosivo - e inteligente - do pessoal do que uma decepção niilista com a situação criada pelo Supremo.

Mas a rede onde as manifestações continuam circulando é também farta em bobagens, lugares comuns e um sem-número de propostas que insistem em repetir a fórmula que até agora tem se mostrado fatal para as escolas. "Temos que entender o que o mercado quer", diz tolamente uma delas. Ora, o mercado quer o que sempre quis: mão de obra adestrada. E é sintomático que a Globo já tenha vindo a público para tranquilizar os transeuntes - vai continuar procurando nos cursos de jornalismo os profissionais de que precisa. Naturalmente - é ela quem diz em outras palavras - com a possibilidade aberta agora de contratar formados em outras áreas e que tenham competência para o jornalismo.

Em meio a tudo isso, um conjunto de reflexões me parece ter marcado presença nas listas pela qualidade dos argumentos que apresentam, favoráveis e contrários à decisão do STF: trata-se do curto debate ocorrido a partir de um post de Ivana Bentes (UFRJ), seguido de duas outras mensagens - uma de Arlindo Machado (ECA/USP e PUC-SP), outra de Marcos Palácios (UFBA). Aponto esse material como um apelo à reflexão. Leia aqui.

2 comentários:

andremazini disse...

Li, e recomendo que leiam, o texto anexado a este post. Estou com o Palácios...

Ronie disse...

Eu não consegui acessar esses textos. Alguém poderia mandar pra mim por favor? Obrigado!

fagundesmeireles@uol.com.br