segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mudanças no blog

Posso chamar essas mudanças no blog como uma 2a. geração da minha página? Penso que sim. Algumas experiências desse primeiro ano demonstraram que há um desafio a ser vencido: equilibrar o volume de informações que disponibilizo para meus alunos com a legibilidade do site. Entendo que isso só será possível a partir de um outro layout, esse que eu ponho agora no ar.

A primeira grande alteração diz respeito a um mais rigoroso critério de seleção das matérias já que descobri que nem tudo o que é curioso é igualmente importante. Com isso, diminui a quantidade de textos e fica mais fácil a navegação. A segunda mudança mostra uma outra disposição das colunas que estão ao lado das postagens: do lado esquerdo, uma sequência mais lógica de temas que informam sobre as atividades que desenvolvo na Umesp e na PUC, o que certamente permitirá aos estudantes um acesso mais rápido ao material que lhes recomendo. Abaixo, ainda na mesma direção, artigos e ensaios importantes sobre os estudos de comunicação e jornalismo, material diverso, mas da mesma forma referências que julgo importantes para minhas aulas. Já do lado direito das postagens, textos sobre o contemporâneo que funcionam, a rigor, como suporte geral para as questões que me preocupam. Tudo isso com o objetivo de otimizar a reflexão - que é, na verdade, o ganho principal que percebi com a utilização desta ferramenta.

Não tenho dúvidas sobre o acréscimo de trabalho que a experiência com o blog tem representado, mas também não imagino como é possível fazer de outra forma. Definitivamente, os recursos da rede têm que ser incorporados ao cotidiano do ensino, sempre que isso ofereça respostas às demandas que os sujeitos dessa ação determinem para a sua forma, a sua frequência e o seu conteúdo. Vamos medir os efeitos dessas mudanças em meados do próximo ano. Até lá, fico torcendo para que os bons resultados conseguidos até aqui se ampliem.

Nenhum comentário: