sábado, 14 de abril de 2012

A cidade destruída

Ação predatória do interesse privado desorganiza a vida urbana
A partir de hoje, disponibilizo no blog uma página exclusivamente destinada às notícias e denúncias que falam sobre o que venho chamando de A cidade destruída. Não é novidade para ninguém o efeito da hegemonia dos interesses privados sobre a vida urbana, desde os mais simples gestos do cotidiano até os megainteresses de incorporadores de todos os tipos.

Penso que as denúncias em relação a isso devem ser estimuladas e amplificadas na espaço público através de todos os meios disponíveis. Portanto, a partir de agora, simultaneamente às postagem dessas notícias no twitter, quero deixá-las registradas aqui. Conto com a participação de todo mundo.

Pra começar, links de matérias já antigas que contextualizam o problema disponíveis na tag "verticalização da cidade" do portal do Estadão (acesse aqui).

E um exemplo de movimento recente contra a ação das grandes construtoras: o blog do movimento organizado por moradores de Pinheiros que lutam pela preservação das caracterísricas do bairro: Mover Pinheiros (no Facebook: Moradores de Pinheiros Contra a Verticalização do Bairro)
______________________________

Nenhum comentário: