![]() |
Tão fraca clareza de propostas pode provocar a ilusão de que o pouco que se vê é o suficiente para que se enxergue toda a complexidade das eleições |
Aí é que está: a inconsistência das propostas desse pessoal tem a ver com a fragilidade de sua representação - que é sempre explosiva, momentânea e efêmera. Até que isso se evidencie, até que a falta de substância fique totalmente exposta, sofre toda a sociedade com o tiro no escuro que suas promessas acabam por demonstrar.
Como candidata à presidência da República, Marina me parece estar sentada no colo de um ventríloco. Fala sobre coisas que demonstra não entender - mas repercute e legitima interesses que, no fundo, são os principais responsáveis pelas diversas crises que o país vive, especialmente os interesses privados que veem na sua candidatura a chance de ouro de ocupar o Estado mais que o governo. Por exemplo, a proposição de autonomia para o Banco Cental - uma ideia anti-republicana e anti-democrática que pode jogar a política econômica do país nas mãos dos bancos (aliás, é intrigante o apoio que ela recebe do setor). Outro exemplo: a obscuridade de sua aproximação com o agronegócio - que deita por terra (!!!) suas próprias e desorganizadas ideias ambientais. Mais um: a lenga-lenga do "estado mínimo" que pode deixar os setores sociais a ver navios em termos de investimentos em infraestrutura. Alguém sabe o que Marina pensa sobre a Universidade, sobre a Saúde, sobre a Política Urbana, sobre a Política Externa - além dos lugares comuns de sempre e da vulgata neoliberal que ela repete à exaustão?
Não voto na Marina de jeito nenhum...
* Leituras sugeridas sobre o assunto: Marina apresenta plano conservador na economia e progressista nos costumes; Marina brincou com a esperança de milhões de pessoas, mas Malafaia elogia retrocesso no plano dos direitos de gênero; Com Marina, bancos recuperam mercado; O mercado financeiro celebra a onda Marina Silva; Marina desconhecia ilegalidade do jatinho de Campos; O Plano Nacional de Educação em perigo; Candidata-surpresa, Marina é vítima de suas próprias contradições.
* E para quem está interessado em saber das consequências das escolhas econômicas de Marina Silva (aliás, ela própria, caso seja uma frequentadora deste blog), sugiro assistir ao vídeo A crise do capitalismo (agradeço à Patrícia Fox Machado pela indicação)
* E para quem está interessado em saber das consequências das escolhas econômicas de Marina Silva (aliás, ela própria, caso seja uma frequentadora deste blog), sugiro assistir ao vídeo A crise do capitalismo (agradeço à Patrícia Fox Machado pela indicação)
______________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário