terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Diferenças...

Obama caminha na reta final de seu 2o mandato para a cristalização do welfare state na regulação econômica e nas políticas de taxação do grande capital. Nossos trapalhões neoliberais fazem o oposto e o resultado é o que se vê...
Passei alguns bons momentos na leitura do livro Alegorias do Subdesenvolvimento, de Ismail Xavier (leia aqui entrevista com o autor na revista Cult). É uma obra maravilhosa sobre o cinema brasileiro, mas é também um tratado sobre a nossa cultura e as diversas perspectivas que nossa formação social inspirou nos cineastas. Lá pelas tantas, ao analisar o filme Brasil ano 2000 (de Walter Lima Jr, 1969), Xavier diz que "o problema do Terceiro Mundo (...) vem de dentro e dispensa as conspirações...". 

Mais adiante, o Ismail explicita melhor o que Lima Jr pretendeu: "Brasil ano 2000 retoma a crítica à modernização reflexa. No país atrasado, o avanço tecnológico se encontra nas mãos de trapalhões" e isso significa "por distintos meios, o quanto sua cultura é provinciana e incompatível com tal programa" - referindo-se a um fictício programa espacial que se constitui "numa sátira técnico-científica-militar" às bobagens da ditadura que então se definia no cenário político nacional (continue a leitura).
______________________________

Nenhum comentário: