sábado, 2 de maio de 2015

Vietnã, 40 anos da Libertação

As cenas que registram os momentos finais da Guerra do Vietnã nos últimos dias de abril e no início de maio de 1975 são impressionantes e podem ser vistas em imagens originais que integram o filme O franco atirador. Na minha opinião, elas são o registro do episódio mais importante do período que se seguiu à derrota da Alemanha nazista em 1945 porque simbolizam a luta desigual que os países do 3o. mundo travaram para resgatar sua soberania frente à lógica imperial das superpotências. 

Apesar de desigual, no entanto, a vitória do Vietnã pela sua reunificação - um país que amargou e pôs fim a três ocupações coloniais seguidas (Japão, França e EUA) -  representou o momento mais delicado da Guerra Fria e colocou na lona toda a superioridade militar e econômica dos Estados Unidos. A sensação provocada pelos episódios que se desenrolaram em abril/maio de 1975 era a de que a História havia acelerado seus processos de mudança... 

Veja as fotos que acompanham o ótimo texto de Guerra do Vietnã: os 40 anos da queda de Saigon, e leia também * O trauma de Saigon e * Vietnã, desigualdade extrema_questão pendente.
______________________________

Nenhum comentário: