quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A cara de pau da Volkswagen

A questão é saber se nós, os silvícolas, vamos deixar isso barato
(clique na imagem para ampliar)
A nuvem azul indica o limite de segurança legal da emissão de poluentes correspondente a cada marca. A nuvem escura mostra o quanto essas marcas realmente emitem. A ilustração mostra que todos os veículos estão muito além do que seria admissível. Mesmo assim, a Volks adulterou seus carros para que esses índices intoleráveis fossem menores. O caso já ganhou um apelido na imprensa: dieselgate.

A Volkswagen pretende investir aqui, até 2018, R$ 10 bilhões. Foi o que disse David Powels,  presidente da empresa no Brasil. O executivo, no entanto, esclareceu: a disposição da multinacional é o resultado de uma revisão de seus investimentos globais, como deixa entender a matéria publicada no UOL

Vamos ver se entendi. A Volks está sendo escorraçada no mundo inteiro pelas fraudes que praticou nos equipamentos anti-poluentes de seus produtos. Sem contar os estragos que essa política criminosa provocou no 3o. mundo e na Europa, só nos EUA foram 11 milhões de veículos adulterados com consequências imensuráveis para o meio ambiente. Quando a empresa alemã se dignar a contar a verdade sobre o que fez nessas outras áreas, é possível que a Humanidade esteja diante do maior crime ambiental da História, maior ainda que o das petroleiras.

A respeito desse cenário de puro banditismo, sugiro que o visitante deste blog leia a postagem que fiz logo depois que surgiram as primeiras denúncias sobre o assunto (Volkswagen: o nosso imaginário escondeu tudo isso). Não é curiosa a repentina disposição anunciada pelo presidente da empresa? Revisão de investimentos globais... pois sim...

E para que não digam que exagero: * Volks admite que fraude atinge Brasil e fará recall (Jornal do Carro) * Após escândalo de fraudes, Volkswagen tem o 1o. prejuízo em pelo menos 15 anos (Estadão)  * Volkswagen negocia reparação judicial por apoio à repressão durante ditadura (Estadão) * A Volkswagen e a carne de Cristalino (Valor)
_____________________________

Nenhum comentário: