terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Governador, aprenda com essa turma...


Geraldo Alckmin e seus secretários insistem na tecla de que o movimento dos estudantes é manipulado pelos que querem desestabilizar seu governo, em especial a Apeoesp. Vá lá que ele tenha alguma razão - porque ninguém é bobo de deixar escapar uma violência dessas contra as escolas para fazer política.

Pensando bem, no entanto, a culpa é toda de V.Exa. por imaginar que conseguiria ganhar a opinão pública com um projeto que é todo ele a alma da burocracia e dos interesses privados e contrário a uma das simbologias mais caras para a sociedade: a ampliação das oportunidades de estudo. O senhor está rodeado de péssimos conselheiros - talvez mais avessos à sua estabilidade e ambições eleitorais do que os próprios estudantes e os próprios professores. E os próximos dias são extraordinariamente delicados porque a garota está na rua - e com razão. 

Se V.Exa. me permite, engavete esse traste, recue, não continue com essa queda de braço num terreno em que sua gestão é mal-sucedida, tome um banho frio, descanse e inicie um diálogo autêntico com os  grupos afetados pela desastrada ideia de fechar escolas. Não faça a bobagem de mostrar-se o macho intransigente porque a linha que separa a turrice da tragédia é muito fina e paixões confundidas dificilmente conseguem enxergá-la.

* Não deixe de ler as matérias mais importantes sobre o assunto em Os desatinos de Alckmin e a pulsão civil dos estudantes.
______________________________

Nenhum comentário: