![]() |
Um século de espoliação do Brasil |
Digo tudo isso a propósito do vergonhoso episódio protagonizado pela Ford ao anunciar o fechamento de sua unidade em São Bernardo do Campo. Como montadora, a Ford atua no Brasil desde 1921, quase 100 anos de uma atividade altamente vantajosa em razão dos privilégios econômicos e fiscais de que gozou, tal como outras empresas do setor. Não deve ter sido pequeno o fluxo de lucros sistematicamente enviados à matriz graças à exploração da mão-de-obra barata dos operários brasileiros, à proximidade com a fonte de matérias primas e do mercado consumidor. Depois de 98 anos de rapina ininterrupta da poupança dos brasileiros a empresa anuncia que vai interromper suas atividades no Brasil.
![]() |
Folha: o programa IncentivAuto de Doria Marcha a ré |
General Motors, Boeing, Shell, Vale, todas elas, de uma ou de outra forma, agem com o mesmo estilo predador sobre a soberania e a riqueza nacionais. Formam um cartel de puro banditismo de empresarial contra o qual o Estado nacional e a sociedade devem agir com rigor: no mínimo com a expropriação de seu patrimônio e a prisão de seus dirigentes e representantes diretos ou difarçados de seus interesses.
Leituras sugeridas de postagens do próprio blog sobre o assunto: * O petróleo era nosso * Golpistas vendem a dignidade nacional * Pré-sal * A chantagem da General Motors * A doutrina da genuflexão * Embraer: crime contra o Brasil * Vale: resgatar o país e sua soberania.
______________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário