segunda-feira, 4 de março de 2019

Leituras para a 2a feira de Carnaval

Ascensão e queda de Sérgio Moro, o juiz que ousou manipular a História.
Os deuses vão puni-lo por isso...
______________________________
Você não pode convencer um cara que acredita que a terra é plana e isso deveria ser motivo de preocupação. Negar o formato esférico da Terra é o caso mais extremo de um fenômeno que define esta época: desconfiar dos dados, enaltecer a subjetividade, rejeitar o que nos contradiz e acreditar em falsidades (El País).

E se nos livrássemos de todo os bilionários? É ético que existam quando tantos passam fome. Sua presença implica deformações econômicas, políticas e sociais. Sua adulação pela mídia é aberração moral. Aos nos livrarmos deles, daremos um enorme passo civilizatório (Outras Palavras).

Milhares protestam contra a extrema-direita na Itália. Italianos saem às ruas de Milão contra políticas anti-imigração do governo em Roma, que consideram excludentes e racistas. Como o lema "pessoas primeiro", manifestação reuniu 200 mil pariticipantes, segundo a prefeitura da cidade  (DW).

* Venezuela: A serena posição do Uruguai: "Optamos pela paz" (Opera Mundi). Um exemplo de coerência que bem poderia servir de diretriz para a vendida diplomacia brasileira. Enquanto isso, provocação de Guaidó pode agravar a crise em Caracas e dar motivos para uma aventura militar contra Maduro: Volta do opositor Juan Guaidó coloca Venezuela sob expectativa (El País).

Como foram as 9 horas de Lula fora da prisão. O ex-presidentge Lula deixou a prisão em Curitiba por cerca de 9 horas. Ele viajou a São Bernardo do Campo para o velório e cerimônia de cremação do neto (na BBC). Para uma visão mais apaixonada do périplo de Lula, Dor e revolta marcam despedida de Arthur, neto do ex-presidente (Opera Mundi).

Governo de duas cabeças tenta impor padrões morais ao país. Artigo de Angela Alonso na Folha de ontem. "Eu te amo, meu Brasil, eu te amo. Ninguém segura a juventude do Brasil": versos fascistas da dupla Dom e Ravel em 1970 são ressuscitados 60 anos depois.

* Educação: 10 tendências que estão mudando o ensino em todo o mundo. Entrevista da BBC com Andreas Schleicher, diretor de Educação da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e coordenador do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).
______________________________ 

Nenhum comentário: