Paulo Freire, 100 anos
A homenagem a Paulo Freire na produção do SinproSP
Não tenho certeza de que tenha conseguido exercer minha atividade de professor em sintonia total com esse enunciado generoso, mas ter percebido isso nos fragmentos das minhas aulas e na busca pela eficácia da reflexão de alunas e alunos, construiu na minha prática docente a percepção de que o objeto da Educação deve dirigir-se à plenitude da existência Política do indivíduo. Se a Educação não perseguir isso, ela não será mais do que um adorno que apenas lustra e disfarça a opressão...
Não é por outro motivo que essa corja fascista que usurpou o governo brasileiro, e que ainda é chefiada por uma excrescência como Bolsonaro, escolhe Paulo Freire como o sistemático alvo de seus ataques: percebem nele, na sua conduta e nos sinais de revolução que suas ideias emitem, a verdadeira ameaça para sua existência corrupta. E é também por isso que o centenário desse professor absoluto tem que ser festejado como liturgia da luta democrática. Não conheço senão rudimentos do legado que ele deixou à categoria à qual pertenço, mas passar pelo ofício de ensinar perto dessa compreensão foi um privilégio.
* Vida e obra do patrono da Educação brasileira no doc da TV Cultura * Por que a extrema direita elegeu Paulo Freire como seu inimigo (DW) * Justiça proíbe União de atentar contra a dignidade de Paulo Freire (Metrópoles) * Precursor e de contribuição incomparável: como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire (Brasil de Fato) * Mais que nunca, é preciso Paulo Freire (Jornal da USP) * Com autores de teorias pós-coloniais, Paulo Freire deixou legado para educação antirrascista (RBA) * Encontrando Paulo Freire (David Oliver e Júlio Weiner, TVT e TVPUC-SP) * O horizonte digital da pedagogia do oprimido (Outras Mídias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário