A campanha eleitoral deste ano nem bem começou e seu impacto já pode a ser percebido no cenário das revelações (leia em O panorama visto da ponte, por Luis Felipe Miguel, A Terra é redonda). O foco parece voltar-se cada vez mais para as disputas intestinas do bolsonarismo. Afinal, quem leva para o governo o espólio fascista que o ex-capitão vai deixar para si mesmo ou para algum de seus herdeiros na hipótese cada vez mais remota de vencer a eleição? A resposta não é simples já que qualquer uma das facções envolvidas está comprometida com esquemas variados - do assassinato e tráfico, da corrupção à prevaricação aos crimes de responsabilidade no exercício de funções públicas.
A velha mídia hesita em apostar - como parece ser sua vontade - na reeleição de Bolsonaro tal é a desmoralização do ex-capitão e de tudo o que o cerca, mas na iminência de um favoritismo eleitoral avassalador de Lula, tudo indica que o conservadorismo radical vai manter o arco de alianças responsável pela decomposição institucional, econômica e social do Brasil. A manobra do anti-lulismo a qualquer custo está articulada em torno de dois nomes,. na hipótese do descarte de Bolsonaro: Moro e Doria. O primeiro dá sinais de uma corrosão inexorável provocada pela exibição da desonestidade moral do ex-juiz, uma figura pública sem nenhum caráter. O segundo só fala para o pessoal da Faria Lima e seu projeto de governo mostra uma lacuna fatal: o distanciamento das elites empresariais da questão social brasileira.
Nos links abaixo uma pequena antologia de algumas das matérias publicadas no recesso do blog que dão conta desse emaranhado político que abre espaço para a perspectiva de uma vitória social-democrata nas eleições de outubro.
O campo do bolsonarismo: * Ideólogo de Bolsonaro é denunciado por cientistas (Piauí) * Bolsocanibalismo (Piauí) * O encantador de polícias (Piauí) * Os mercados e o bolsonarismo profundo: o canibalismo social como fundamento econômico (IHU) * O Estado, o governo e o fracasso dos militares (Carta Capital).
O campo da 'terceira via' - o escândalo Moro e o Doria de sempre: A polêmica sobre o salário de Moro (Estadão) * Moro é contratado por consultoria que administra recuperação da Odebrecht (Uol) * Desempenho de Moro nas pesquisas pode causar debandada no Podemos (Uol) * Quanto Moro recebeu? (Uol) * O salário de Sérgio Moro (GGN) * Moro caiu na mesma armadilha que crio para Lula (Uol) * Alvo do TCU, Moro não explica quanto ganhou (RBA) * 78% do faturamento da empresa que contratou Moro veio da Lava Jato (Uol).
Nenhum comentário:
Postar um comentário