Metodologia da pesquisa científica em ambientes acadêmicos
Contato: jsfaro.puc@gmail.com

O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, e a proporção áurea da harmonia e da beleza: ciência e arte, método e sensibilidade, erudição e cultura
Você sabe o que é proporção áurea?

EMENTA:

O estado da arte na pesquisa científica em Comunicação e no Jornalismo. Reflexões de teórico-metodológicas contemporâneas, os estudos das mediações culturais e o processo de midiatização. Modelos de análise empírica dos processos comunicacionais e jornalísticos. Atividades de contato e discussão com a produção científica pós-graduada no programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP e em programas congêneres de modo a permitir ao aluno conhecer os ambientes acadêmicos que estudam o campo profissional de sua formação graduada em Jornalismo.

I – Objetivos Gerais


Permitir ao aluno conhecer as diversas etapas de construção de projetos seguindo a formatação acadêmica.

II – Objetivos Específicos


Explicar a estrutura de projetos acadêmicos, sua formatação, normatização da ABNT e elementos constitutivos.

III – Conteúdo


     A natureza do conhecimento científico: uma teoria em torno de suas características filosóficas e experimentais *  A validade da especulação filosófica como instrumento de observação e conhecimento da realidade empírica * Epistemologia e Ontologia dos fenômenos *  Teoria tradicional e teoria crítica *   Os fenômenos da Comunicação e o campo do Jornalismo *   O Jornalismo como campo de conhecimento *  Objetos de estudo: relevância social e relevância científica *   Formulações metodológicas *     Construção do projeto

IV – Metodologia


Os conteúdos serão apresentados sob a forma expositiva e através de discussões que terão como base textos pertinentes ao curso

V – Avaliação                                                                                                                


Os alunos serão avaliados individualmente com base na consistência teórica e conceitual de projeto desenvolvido em torno de tema escolhido durante o curso e para cuja elaboração o professor desenvolverá atividades de discussão e de orientação. 

VI – Bibliografia Básica


ANDRADE, M.M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação.São Paulo: Atlas, 2010. 
MÁTTAR NETO, J. A. Metodologia cientifica na era da informática. São Paulo: Saraiva 2007.
OLIVEIRANETO, A.A. Metodologia da pesquisa

VII – Bibliografia Complementar


GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.São Paulo: Atlas, 2002.
ROHMANN, C. O livro das ideias: pensadores, teóricos e conceitos que formam nossa visão de mundo. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
RUIZ,J. Á. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos.5 ed. SP: Atlas, 2002.
SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico.São Paulo: Cortez, 2007.
______________________________

Primeiras leituras:

* A eficácia simbólica (Fernando Pessoa)



Consultas:



* Incubadora de projetos: acesse no Google Drive (em projetos.puc2018@gmail.com - senha pucsp2018) a pasta da sua turma (matutino ou noturno), crie uma sub-pasta sua e deposite nela o seu projeto, indicando seu nome como o nome dessa sub-pasta). Quando fizer isso, mande um email pra mim no mesmo endereço. 

Regulamento do TCC do curso de Jornalismo da PUC-SP

* Normas da ABNT para TCCs e Monografias
______________________________

Nenhum comentário: