quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Lott: 60 anos esta noite...

Em 11 de novembro de 1955, o General Henrique Teixeira Lott (1894-1984) cercou o Palácio do Catete, no Rio, e depôs o então Presidente da República, o mineiro Carlos Luz. A atitude, fulminante e decisiva para que Juscelino Kubitschek assumisse a presidência, ficou registrada na história brasileira como uma ação militar destinada a garantir o cumprimento da Constituição, coisa rara nas quarteladas que se espalhavam pela América Latina nos anos iniciais da Guerra Fria.

A determinação legalista de Lott custou-lhe o dissabor de ver-se posto no ostracismo depois de 64 e, a julgar pelo silêncio desmemoriado que cerca a data de 11 de novembro, um apagamento que dura até hoje e que desmerece o desafio que tem sido a construção da democracia no Brasil. 

Recomendo diversas leituras para o entendimento do episódio - que se insere nessa crise de longa duração em que a sociedade brasileira vive desde o suicídio de Vargas: * Thomas Skidmore, Brasil: de Getúlio a Castelo * Karla G. Carloni, Marechal Henrique Teixeira Lott: a opção das esquerdas  
* Wagner William, O soldado absoluto * CPDOC, JK rumo à presidência, movimento 11 de novembro.
______________________________

Nenhum comentário: