quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Lula. Nobel da Paz?

 A indicação de Lula ao Nobel da Paz
Leia a matéria do l'Humanité
O ex-presidente Lula está sendo indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz. A iniciativa, tomada por Adolfo Pérez Esquivel, laureado na mesma categoria em 1980, já recebeu o apoio de milhares de personalidades do mundo todo e foi divulgada ontem pelo jornal francês l'Humanité, um símbolo do pensamento progressista europeu fundado por Jean Jaurés. 

O simples fato de que se trata de uma indicação, ainda longe de obter o referendo da Academia Sueca que concede anualmente o prêmio, já é, por si, uma distinção. Se receber o Nobel, Lula estará entre nomes como Mandela, Luther King, Obama, Le Du To, Linus Pauling. Se não receber, ainda assim vai compor a galeria dos que foram apenas indicados, nem por isso menos importantes: Gandhi, por exemplo.

A simples hipótese, no entanto, leva intranquilidade aos grupos de extrema direita que se articulam em torno de figuras desqualificadas da política e da cultura brasileiras: Lula premiado, mas preso por um crime que não cometeu? Dificilmente o fato deixaria de gerar uma crise de amplas dimensões nos significados da representação ultraconservadora. Só para que se tenha uma ideia: para o Brasil de Bolsonaro sobrou pouca coisa de relevância no cenário internacional: Trump, Netanyahu... argh! quem mais? Neste caso, o reconhecimento de Lula, já na sua simples indicação ao prêmio, tem um forte desdobramento rearticulador das forças progressistas brasileiras. Tomara...

Leia mais: * Temo pela vida de Lula, diz Esquivel (Opera Mundi) * Justiça expõe viés persecutório ao dificultar ida de Lula ao enterro do irmão (Maria Carolina Trevisan, Universa, Uol) * A desrespeitosa decisão de Toffoli que ofende Lula e a memória de Vavá (Carta Capital) * O pior homem que já pisou neste país (Fernando Horta, GGN)
______________________________

Um comentário:

Lourdes Jomaa disse...

LULA um líder de ponta todos gostam dele, ele foi um presidente que não fez seu povo passar vergonha lá fora, alguns que se aproveitaram dos benefícios, agora cospe no prato que come mas a verdade vai parecer e todos vão ter que reconhecer a maldade que fizeram com ele Lula livre o eterno LULA