sexta-feira, 22 de março de 2019

Bolsonaro no Chile: apologia à ditadura e admiração pelo país onde a pobreza cresce mais que a economia

"Pinochet deveria ter matado mais gente"
disse Bolsonaro (The Intercept)
"Frases de Bolsonaro sobre ditadura são infelizes",
afirma presidente do Chile (Folha)
Foi tão cruel a ditadura chilena que o nome do militar que a comandou virou adjetivo: Pinochet é sinônimo de tortura, morte, exílio... Pois esse é o cara que Bolsonaro admira, dizem até que admira mais que Trump, mais que Brilhante Ustra - sempre nessa trajetória de vexames com que o presidente brasileiro vai deixando a marca de seus discursos.

Bolsonaro está no Chile, o país que foi transformado em laboratório da experiência com a previdência privada de Paulo Guedes. O resultado todo mundo sabe: no Chile de Pablo Neruda e de Salvador Allende, o trabalhador aposentado virou marginal e indigente, enquanto, tal como no Brasil, os bancos se fartam de lucros estratosféricos.

A visita de Bolsonaro, tudo indica, vai humilhar mais um pouco a já envergonhada diplomacia brasileira, pedra de toque do nosso isolamento diplomático.

Leituras sugeridas: * Bolsonaro no Chile: economia "modelo" para a América do Sul, país tem Previdência em xeque (BBC) * Por que parlamentares chilenos boicotam visita de Bolsonaro (Nexo) * Fala de Onyx aumenta a resistência a Bolsonaro no Chile (Metrópoles) * Bolsonaro no Chile a onda da direita na América Latina (Nexo).

Atualização1: * Como a Escola de Chicago transformou o Chile em laboratório do neoliberalismo (BBC) * Bolsonaro gera mais demonstrações de ódio do que de amor em sua visita ao Chile (Opera Mundi) * Deputados de coalizão de esquerda no Chile pedem que Bolsonaro seja declarada persona non grata (OM) * O que sobrou foi só o banho de sangue (Clóvis Rossi, Folha) * Bolsonaro e Piñera celebram acordo e esperam a integração da Venezuela (Folha).

Atualização2: Frases de Bolsonaro sobre ditadura são infelizes, afirma presidente do Chile (Folha) * Partido alemão pede a Merkel que retire do Brasil a condição de país estratégico (DW)
______________________________

Nenhum comentário: