terça-feira, 27 de julho de 2021

O Brasil sob tutela

O partido fardado

Diante de uma sociedade civil fragilizada e fragmentada pela representação política dominada pelos interesses privados das elites, é quase uma obviedade afirmar que os espaços institucionais tenham sido ocupados historicamente pelo estamento militar. Na verdade, desde a proclamação da República, em 1889, a caserna impôs-se como um poder cameral armado e oficioso que acabou tutelando o poder civil - tanto quanto foi manipulada por este na construção da mitologia dos "interesses nacionais". O resultado é o que aí está: o Brasil é refém de uma força que vê a democracia como uma ameaça aos seus privilégios inconstitucionais.
Leituras sugeridas: * Militares de volta ao poder: as origens (Renata Lo Prete, podcast, G1) * A fábrica de oficiais (El País) *  Ex-presidentes pensaram em reação contra Braga, mas recuaram (Marcelo Godoy, Estadão) * Ameaças sobre 2022 ampliarão o isolamento do Brasil (Jamil Chade, Uol) * Forças Armadas abrirão fogo contra o golpe? (Folha) * O caos que precede o golpe (Folha)  * Militares foram alvo pelo TCU em 278 apurações de desvios (Estadão) * Meia volta e volver para o quartel (José Luis Fiori, Carta Capital, via Outras Mídias).

Gadget: 
Brancaleone tenta salvar o que
 resta de Bolsonaro
* Convém peguntar-nos se não estamos j;a em estado de golpe (Janio de Freitas, Folha) * O espectro do golpe ronda o governo Bolsonaro (Estadão) * O método Bolsonaro: um assalto à democracia em câmera lenta (El País) *  A marcha golpista: * Ex-presidentes pensaram em reação contra Braga, mas recuaram (Estadão) * O que é boato e o que é verdade (Estadão) * Ministro da Defesa faz ameaça contra as eleições (Estadão) * O projeto de poder do partido militar (IHU) * Personalidades defendem eleições (Estadão) * Forças Armadas têm que decidir se estão com Bolsonaro ou com a Constituição (NYT via Estadão) * STF e TSE preferem silêncio diante das ameaças de golpe (Uol) * Centrão e militares estão no foco das denúncias de corrupção no governo Bolsonaro (EstadãoComandante da Aeronáutica procura Gilmar Mendes e nega apoio ao golpe (Folha).

* Leia ainda a postagem Há um golpe de Estado sendo planejado no Brasil? (textos de Fernando Abrucio e de Maria Cristina Fernandes).

Nenhum comentário: