domingo, 22 de agosto de 2021

Galeria

Investigações da CPI e embate com STF mostram governo Bolsonaro como um esgoto a céu aberto

As imagens exibidas nos sucessivos depoimentos tomados pela CPI da pandemia mostram um país sendo corroído pela mentira, pela corrupção e pelos desmandos fascistas. Não há como escapar da analogia: Bolsonaro e seus apoiadores civis e militares transformaram o Brasil numa cloaca - fato que o confronto dos fascistas com o STF aprofunda.
Tenho acompanhado alguns momentos da CPI do Senado que investiga os crimes de responsabilidade de Bolsonaro praticados antes e durante a crise sanitária que o Brasil ainda vive. Não tenho mais nenhuma dúvida sobre os resultados da peça acusatória que sairá do relatório de Renan Calheiros, em que pesem o esforços acobertadores da facção que procura proteger o capitão todas as vezes que aparece mais alguém para apresentar evidências de que estamos diante de um presidente desqualificado, um presidente e toda a gangue que o acompanha, inclusive seus familiares.

No entanto, o cinismo se constituiu na armadura amoral e imoral dessa turma, dadas as evasivas e mentiras com que os convocados (convidados ou indiciados) respondem (ou silenciam) diante das questões que lhes são apresentadas, numa evidente demonstração de seu comprometimento com os crimes que estão sendo apurados. O paradoxo é transparente e a opinião pública - a julgar pelas pesquisas recentes - já reflete a consciência que adquiriu do engodo de que foi vítima nas eleições fraudulentas de 2018.

Nas matérias indicadas abaixo, procuro reunir os indícios que mostram o estado de decomposição do bolsonarismo e sua responsabilidade no agravamento da crise institucional.

Nenhum comentário: