O espectro que ronda o Brasil: a revolta social
Por comida, famílias ocupam supermercados em pelo menos 9 capitais (Uol) |
Ao lado de empresários, na FIESP, Bolsonaro é o bobo da corte |
Bolsonaro ignora a gravidade da crise e festeja
* Chegou a hora de abolir o ódio aos pobres (Outras Palavras).
Junto com os 650 mil mortos, Bolsonaro enterra a modernização e condena o Brasil a mais um século de atraso |
O fantasma da desmodernização
Marcio Pochmann, Outras Palavras
Superar o atraso sempre foi um árduo desafio nacional. Mas agora, uma avalanche de dissolução arrasta tudo: das instituições de planejamento à Educação, Ciência e centros de pesquisa como o IBGE. Será possível revertê-la, em 2022?
"Algo profundamente inesperado acontece no Brasil: a desmodernização. Por decisão de sua elite dirigente, um ex-militar busca “implodir pontes” que asseguravam a continuidade do acesso ao futuro nacional, tornando o amanhã cada vez mais uma espécie de volta ao já conhecido passado arcaico.
"Da mesma forma, incríveis operações de “queima de caravelas” conduzidas por um astronauta acontecem no âmbito da ciência e tecnologia. Não bastasse isso, a destruição de um dos mais avançados sistemas de saúde pública do mundo avança por força de “especialistas”, seja em logística, seja no tratamento do coração.
"A educação não consegue se diferenciar do mesmo percurso, com o desmonte cada vez mais eficaz. Sob o comando de um pastor, o “rebanho educacional” desponta com o retorno aos tempos do livro de Jó. Antes dele, o Ministério da Educação já fora ocupado por economista fundamentalista no mercado financeiro, adestrado no que o ilustre Sérgio Motta definia por 'masturbação sociológica'" (continue a leitura).
Nenhum comentário:
Postar um comentário