quinta-feira, 23 de junho de 2022

Lula Presidente!

Contra corrupção e desastre social, Lula vence no primeiro turno

A quadrilha: Milton Ribeiro (à direita de Bolsonaro) e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura (à direita de Ribeiro)
Análise do site Poder 360 com os resultados de 5 pesquisas eleitorais mostra forte possibilidade de que Lula vença o pleito já em 2 de outubro. Os gráficos que ilustram a força do ex-presidente atestam a pulverização do voto conservador e a queda vertiginosa da preferência do eleitorado pelo discurso da extrema-direita (leia aqui).

Com a prisão do escroque Milton Ribeiro e de seus comparsas evangélicos é possível especular com um prognóstico que acentua essas conclusões: o sentimento de frustração que o bolsonarismo provoca em segmentos caudatários do discurso fascista. O resultado pode ser, caso essa hipótese se confirme, a emergência de uma maré popular irreversível que cresce na mesma medida em que denúncias de todo o tipo contra Bolsonaro e sua gangue se avolumam na mídia. 

A conjuntura política que se desenha também inviabiliza (ou enfraquece) a possibilidade de uma ruptura institucional liderada por grupos militares que estariam dispostos a rifar o compromisso das Forças Armadas com a Constituição caso a vitória de Lula se torne incontornável. Um golpe sem respaldo algum da sociedade - exceto entre parcelas do empresariado e da classe média - exigiria um elevado nível de repressão que na altura a que chegaram os níveis de repúdio ao bolsonarismo soaria mais como um suicídio político nacional e internacional do que como uma solução. 


Nenhum comentário: