Eleições Europa junho/24
Impacto geopolítico da eleição do Parlamento Europeu
Tutaméia entrevista José Luiz del Roio
Uma parte da esquerda segue apostando tudo no combate às desigualdades econômicas, ignorando a importância que a luta cultural ganha em momentos como esse de avanço da extrema direita. Liszt Vieira (A Terra é redonda)
Na foto, Antonio Gramsci
Avanço da ultradireita é real, mas limitado. Mídia oculta o principal: fracassaram os governos que mergulharam na política bélica de Washington e voltaram as costas à crise social. Mesmo estancada, esquerda tem alguns resultados animadores. Antonio Martins (Outras Palavras)
(10/06) # O que é o Parlamento Europeu e quais são suas funções na União Europeia (G1) # Como cada país votou na eleição para o Parlamento europeu (Opera Mundi) # Ultradireita avança, mas centro mantém liderança no Parlamento Europeu (Uol) # Por que as eleições na Europa interessam ao Brasil? (Carta Capital) # Urnas dão surra em Macron e Scholz e conssagram Meloni e Le Pen (G1) # Forte e com divergências entre si: quem é a extrema-direita na Europa (G1) # Na contramão do continente, países nórdicos têm avanço da esquerda (Opera Mundi)
(11/06) # Reinaldo Azevedo: Macron erra e superdimensiona desempenho da extrema-direita na eleição europeia (Uol) # Extrema-direita lidera 1a pesquisa na França (Opera Mundi) # Quem é Bardella, líder da extrema direita que pode virar primeiro ministro francês? (OM) # Esquerda francesa defende união e frente popular para conter extrema-direita (OM) # Chanceler da Alemanha descarta renúncia (OM)