Bandidos
Conspiração de militares bolsonaristas: notícias e análises
# para recuperar as primeiras informações sobre o assunto, acesse aqui
# para recuperar as primeiras informações sobre o assunto, acesse aqui
Convidamos professoras e professores a participar do Ato “Sem Anistia - Prisão para os Golpistas”, que acontecerá na próxima terça-feira, 10 de dezembro (dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos), às 17h, no MASP, na avenida Paulista. Vamos dizer, juntas e juntos, em alto e bom som: “Democracia sempre. Ditadura nunca mais”
Divulgado na íntegra na semana passada, o relatório da Polícia Federal, reunindo provas fartas e robustas, revela os detalhes sórdidos e estarrecedores a respeito da tentativa de golpe de Estado organizada por altas figuras das Forças Armadas do país, em parceria com importantes lideranças civis, e com o conhecimento e o consentimento do então presidente da República.
Segundo a investigação da PF, “Jair Bolsonaro tinha plena consciência, participação ativa e domínio dos atos sobre o golpe”, que previa o extermínio do presidente e do vice eleitos em outubro de 2022 e também do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, com anulação do resultado das eleições e a formação de uma “junta extraordinária de governo”, que certamente mergulharia o país num novo período de perseguições, arbítrio e terror. Como bem sintetizou o atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, “estivemos muito próximos do inimaginável”.
Fiel a seu histórico e inabalável compromisso com a defesa permanente da Democracia, a diretoria do SinproSP se une a todos os atores, movimentos e vozes que exigem o julgamento e a punição de todos os golpistas, sem exceção, recusando também enfaticamente qualquer conciliação ou anistia para quem conspirou para dar um golpe.
# Bolsonaro pede ajuda a Trump
Wall Street Journal via Patrícia Faermann, (GGN)
# Por pouco...
Texto de Angelo Cavalcanti... (Facebook)
# Silêncio conivente das elites brasileiras com trama golpista põe em risco a democracia. Ana Luiza Albuquerque (Folha) # Militares pressionam Lula por anistia aos golpistas (247)
Mario Fernandes, general, um dos principais 'conselheiros' de Bolsonaro. Um psicopata disposto a levar o Brasil a uma guerra civil. Assista ao vídeo
"Vamos pro vale tudo": reportagem da Globo mostra toda a trama da conspiração de Bolsonaro e de seus apoiadores
# Forças Armadas viraram fábrica de terroristas (Intercept) # Ainda estamos aqui, com terrorismo militar e direita tosca. Vinicius Torres Freire (Folha) # Brasil aguarda a autocrítica das Forças Armadas (Piauí) # É hora de se discutir a sério o papel das Forças Armadas. Luis Nassif (GGN) # Coronéis mostraram saudosismo de 64 e criaram gabinete de ódio militar (Uol) # Uma das maiores democracias do mundo quase volta ao regime autoritário (The Guardian, via Opera Mundi) # Como as forças armadas tratam seus indiciados (Nexo) # Três frentes de reforma possível das Forças Armadas (Nexo)
# "Vamos partir para a guerra". Era a orientação de golpista próximo a Bolsonaro (Uol)
4 linhas é o caralho!
As conversas entre os militares envolvidos no plano do golpe revelam sua estatura política e moral. # Leia a matéria do site Poder 360
Ao lado, o General Mário Fernandes, desonra para o Exército Brasileiro, já está preso. Suas expressões indicam tratar-se de um psicopata. Foi um dos conselheiros de maior confiança de Bolsonaro.
Laerte, genial, na Folha de hoje (21/11)
O que pesa contra Bolsonaro na nova operação da PF
Operação Contragolpe deflagrada em 19 de novembro acumula indícios de que o ex-presidente é o núcleo de montagem e aglutinação da conspiração (# Carta Capital)
A Procuradoria-Geral da República face a face com Bolsonaro (# Nexo)
# A turma do Braga Netto nos deu o que faltava (Carta Capital) # Psol pede a Moraes a prisão de Braga Netto e Bolsonaro (Carta Capital) # PF vê Cid blindando Braga Netto, enquanto Bolsonaro joga a culpa em Cid (G1)
A 'etapa 8' do golpe
Por que as Forças Armadas queriam 'esticar' suspeita de fraude eleitoral até janeiro de 2023?
Plano para matar Lula e Moraes repercute fora do país
Os principais jornais internacionais repercutiram as prisões de militares e de um policial federal, suspeitos de envolvimento em um plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022 (continue a leitura)